Variedades

06/05/2021 22:12

Nova espécie de formiga recebe primeiro nome científico de gênero neutro

Um novo tipo de formiga, descoberta por Philipp Hoenle, da Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha, em 2018, acaba de receber o primeiro nome científico para gênero neutro.

Ele enviou uma fotografia do animal encontrado no Equador para o especialista em taxonomia Douglas Booher, da Universidade de Yale, que a reconheceu como uma nova espécie do gênero Strumigenys .

Em contraste com as práticas tradicionais de nomeação de espécies, que reconhecem apenas um dos dois gêneros distintos com os sufixos “-ae” para mulheres e “-i” para homens, Booher sugeriu usar o identificador não binário de gênero “-they” (“eles, em inglês”), nomeando a formiga como Strumigenys ayersthey, em homenagem ao artista e ativista de direitos humanos Jeremy Ayers.

Booher também pediu a Michael Stipe, vocalista da banda REM e amigo em comum de Ayers, para se juntar a ele na redação da seção de etimologia do artigo que descreve a nova espécie.Segundo Booher, existem 853 espécies no gênero Strumigenys, mas a nova formiga foi imediatamente identificada como única. “Um animal tão bonito e raro é a espécie certa para celebrar a diversidade biológica e humana. Pequenas mudanças na linguagem tiveram um grande impacto na cultura. A linguagem é dinâmica e assim deve ser a mudança na nomenclatura das espécies – uma linguagem básica da ciência”, disse o cientista.


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo