Politica

23/03/2020 16:20

Vereador exige atendimento diferenciado para idosos com suspeita de coronavírus em Cuiabá

Luís Claudio solicitou dos órgãos de saúde pública equipes de Atendimento Domiciliar (AD) para prevenir e evitar a morte de idosos pelo coronavírus na capital
 
O vereador Luís Claudio (PP) protocolou, nesta quarta-feira (18), ofícios junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde solicitando atendimento diferenciado e domiciliar para idosos com suspeita de infecção do coronavírus covid-19. Especialmente para aqueles que possuem agravos de saúde ou dificuldades de locomoção.
 
O pedido tem como base a constatação do alto índice de casos de morte registrados entre a população de idosos afetados pela doença, uma taxa de letalidade que chega a 15% nos pacientes acima de 80 anos.O vereador solicitou que os órgãos de saúde pública aumentem a disponibilidade das equipes de Atendimento Domiciliar (AD) em todas as modalidades. 
 
A medida proposta visa garantir o isolamento social necessário destes pacientes de ambientes de aglomeração e contágio, garantir a coleta ágil de material para exame e diagnóstico, o acesso a equipamentos e produtos de prevenção (como máscaras e álcool gel), acesso a medidas de educação preventiva  e um atendimento hospitalar prioritário para faixa etária da terceira idade, reconhecida como mais vulnerável às complicações provocados pelo coronavírus.
 
O documento também pede apoio, acompanhamento e uma maior fiscalização sanitária visando adequar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), os chamadas asilos, às exigências e cuidados especiais para evitar o contágio em massa dos beneficiários destas instituições.
 
“É preciso, neste momento que antecede o aumento dos casos de infecção da pandemia do coronavírus em nossa cidade, que sejam tomadas medidas preventivas especiais para proteger nossos idosos. Sabemos que a Prefeitura tem se mobilizado e se preparado para atender o possível aumento dos casos da doença na capital, mas uma atenção diferenciada com a mobilização de equipes da chamada modalidade de Atendimento Domiciliar (AD), prevista pelo SUS, é fundamental para evitarmos em nossa região a tragédia vivida pelos idosos em outras cidades do mundo”, destacou o vereador Luís Claudio.
 

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo